
Quem vê o asfalto, enxerga o fim. Mas a verdadeira engenharia está no começo.
Afundamentos, trincas e deformações raramente são culpa da capa.

Sr Leon Lopes da Silva
Jornalista,professor,pesquisador,terapeuta,teólogo,artista plástico, técnico de projetos sociais,técnico de informática, perito grafotécnico forense
Jornal JRP internacional
jcidadern@hotmail.com
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A estrutura começa no subleito e cada camada importa:
• Subleito: solo natural ou compactado — precisa estar na umidade ótima e atingir a densidade exigida.
• Sub-base: transição estrutural — brita graduada, solo melhorado ou reciclado.
• Base: onde o esforço se concentra — alta resistência à tração, cisalhamento e módulo resiliente.
• Revestimento (CBUQ ou TSD): absorve a carga direta e protege todo o sistema.
Desempenho vem de projeto e execução com critério:
✔️ Ensaio de suporte (CBR, DNER, carga repetida)
✔️ Compactação ≥ 95% em cada camada
✔️ Projeto adequado ao tráfego (N, tipo de pista)
✔️ Drenagem funcionando — superficial e profunda
✔️ Controle tecnológico em todas as etapas
Rodovia durável não se mede pela capa, mas pela base que a sustenta.
Os principais tipos de asfalto, em termos de mistura asfáltica, são o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), a Emulsão Asfáltica e o Asfalto Diluído de Petróleo (ADP). O CBUQ é o mais utilizado em rodovias devido à sua alta resistência e durabilidade. A Emulsão Asfáltica e o ADP são usados em aplicações como tratamento superficial betuminoso e para recuperação de estradas.
Tipos de Asfalto (Mistura Asfáltica):
Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ):
É um dos tipos mais comuns e versátil, utilizado em diversas aplicações de pavimentação, incluindo rodovias, estradas e vias urbanas.
Emulsão Asfáltica:
É uma mistura de asfalto e água, que é usada em aplicações como tratamento superficial betuminoso, em que o material é espalhado sobre a superfície da estrada para melhorar a impermeabilidade e a resistência ao desgaste.
Asfalto Diluído de Petróleo (ADP):
É uma mistura de asfalto com um solvente, usado para aplicações como tratamento superficial e recuperação de estradas.
Outros Tipos de Asfalto:
Tratamento Superficial Betuminoso:
É uma camada de asfalto aplicada sobre a superfície de uma estrada para impermeabilizar e melhorar a aderência.
Macadame Betuminoso:
É um tipo de pavimentação que utiliza britas e agregados minerais, misturados com asfalto.
Asfalto Poroso:
É um tipo de asfalto que possui uma estrutura porosa, que permite que a água escorra através dele, evitando o acúmulo de água e a formação de poças.
Asfalto Verde:
Possui um pigmento que absorve a poluição do ar e pode ser usado em áreas urbanas.
Asfalto de Borracha:
É um asfalto que utiliza borracha reciclada em sua composição, o que aumenta a durabilidade e a resistência ao desgaste.
A escolha do tipo de asfalto depende das características da aplicação, do tipo de tráfego, das condições climáticas e do custo do material.
Por Leon Lopes jornalista e fotográfico.
Redação JRP internacional
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